Veja como a automação de processos pode reduzir custos e aumentar o lucro da sua empresa

Lidar com a organização e gestão de uma empresa, requer um método de controle de custos bastante rígido. Mais do que isso, é necessário estar atento a determinadas medidas que, graças ao rápido desenvolvimento tecnológico, mostram-se verdadeiros aliados na automação de processos que garantem um fluxo de trabalho mais produtivo e otimizado, enquanto reduzem custos.

Dessa forma, muitas opções de modernização do ambiente corporativo param de ser vistas apenas como algo adicional oferecido pela empresa e passam a ser formas assertivas de otimizar os processos internos, enquanto reduzem os gastos do negócio, simultaneamente. Apesar de parecer uma solução complexa para ser adotada no dia a dia das organizações, a automação de processos é simples de ser incorporada a cultura da empresa e pode trazer incontáveis benefícios.

Muitas são as formas de otimizar o processo através de soluções tecnológicas. Uma maneira simples para estabelecimentos que contam com grande fluxo de pessoas é a escolha de elevadores inteligentes. Capazes de organizar o fluxo de pessoas e direcioná-las de forma engenhosa ao andar de destino, a versão mais moderna do tão antigo elevador torna o horário de pico coordenado. Mais rápidos do que as versões anteriores, esse tipo de elevador trata com seriedade o consumo elétrico: com o objetivo de manter o gasto – e a conta – dentro do planejamento mensal, o desperdício é evitado com o sistema que organiza as viagens de forma a evitar as idas e vindas desnecessárias. Uma boa opção que traz diversos benefícios: agilidade, organização e rapidez – além da redução na conta de energia, tendo em vista a economia inerente a esse tipo de modernidade.

Estes ambientes que acomodam uma grande quantidade de pessoas podem apresentar um outro desafio que é facilmente sanado com a automação de processo. Trata-se da restrição de áreas de acesso. Para garantir que não haverá entrada de pessoas não autorizadas em espaços restritos, uma opção arcaica e que apresenta grande margem de erro, é a verificação feita por algum funcionário ou segurança. Em contrapartida, há a opção de adotar um sistema de verificação que utiliza a digital para que seja feita a liberação do acesso. Com essa estratégia, os custos com funcionários responsáveis pela autorização da entrada das pessoas na área restrita são extinguidos, assim como a possibilidade de erro, garantindo que somente aqueles funcionários autorizados possam ter acesso à área limitada. Além de automatizar e otimizar o processo, a opção garante sucesso em seu uso e demanda uma manutenção simples e mais econômica se comparada a contratação e pagamento de funcionários específicos para a função.

Já para organizações que não dispõem de um grande público, também há alternativas que reduzem os custos do negócio como resultados de automação de processos. Esse é o caso de fechaduras eletrônicas – aparelhos que oferecem praticidade, segurança e redução de possíveis custos recorrentes. Com a adoção dessa alternativa, empresas podem dispor de uma ferramenta prática e de fácil usabilidade para controlar a entrada e saída dos funcionários. Findando os custos

com produção de novas cópias de chaves, a fechadura eletrônica ainda garante uma maior segurança ao oferecer um sistema interligado com serviços de segurança, que são automaticamente acionados quando houver alguma ameaça.

Outra forma de automatizar, tanto estabelecimentos comerciais, quanto prédios corporativos, é o processo de secagem de mãos em banheiros. Toda a logística envolvida no processo – que engloba desde o abastecimento de papel, até o planejamento do quadro de funcionários para que seja feita a remoção de lixo que é acumulado nas lixeiras – pode ser otimizada. Além de trazer mais praticidade e higiene para o ambiente, secadores de mão automáticos reduzem o consumo de papel, otimizam a logística de manutenção e facilitam a limpeza. Uma forma de automatizar o ambiente é através do secador ​Jet Towel​, da japonesa Mitsubishi. Uma alternativa que torna o processo mais ágil – dada sua potência que seca as mãos rapidamente -, e que também diminui o custo de funcionamento, já que conta com um motor de durabilidade de até sete anos de uso, mostrando-se uma opção lucrativa em comparação ao finito papel toalha.

Há diversas formas de automatizar processos dentro do ambiente de trabalho. Na hora de organizar as contas do mês e fazer planejamentos semestrais ou anuais é fundamental considerá-las como uma alternativa para modernizar o ambiente e lidar com os custos, buscando formas de reduzi-los sustentavelmente. Uma empresa que consegue lidar com esses pré-ajustes é capaz de diminuir os gastos, aumentar o lucro e ainda reduzir o preço de seu produto, garantindo maior competitividade em qualquer área. Com essas medidas, a empresa age em parceria com a economia e com a sustentabilidade dentro de seu ambiente interno.

Automatizar os processos e incorporar medidas que facilitem o dia a dia dos funcionários dentro das empresas não é mais um luxo do qual poucos podem desfrutar. Com a adoção de medidas assertivas, a empresa – e todos que a compõem – têm como consequência a economia de preço e de recursos, otimização de processos, redução de custos operacionais, entre muitas outras que podem ser

descobertas pela sua empresa. O benefício é garantido para todos, tornando o ambiente mais otimizado, prazeroso e saudável de se trabalhar!

Alugam Mitsubishi Electric
Infraero
Aliansce
Starbucks
fgv
Frango Assado
Sirio libanes
Bitnami