Seja uma empresa sustentável reduzindo custos mensalmente

Independentemente do segmento em que uma empresa atua, um posicionamento claro ela deve carregar em sua essência: a sustentabilidade. Já se tornou senso comum a responsabilidade que as organizações têm de escolherem hábitos e soluções que propiciem mudanças positivas não apenas para a própria empresa, mas também para o meio ambiente.

Ao contrário do que muitos podem pensar, incorporar tais hábitos sustentáveis à cultura da organização é mais fácil do que parece. Essa mudança pode atrair ainda mais a atenção de líderes de empresas e clientes quando considera-se que, além do impacto sustentável, a redução de custos internos também é uma consequência dessa escolha.

Para empresas que não seguem nenhuma política ambiental, um primeiro passo recomendado é a reutilização de folhas de papel como rascunho. Ao usar o lado inutilizado do sulfite como rascunhos na impressora ou folhetos de anotação, a empresa reduz o consumo de folhas, e, por consequência, diminui a frequência de novas compras e os gastos inerentes a esse processo.

No entanto, para quem já pratica ações sustentáveis essa proposta é uma velha conhecida. Como um novo passo, o incentivo a transportes alternativos é uma forma de manter a empresa atenta às modernidades e, também, beneficiar a organização com mais uma ação sustentável. Facilitar o aluguel e estacionamento de bicicletas no prédio ou estabelecimento, por exemplo, são algumas das maneiras que o avanço da mobilidade urbana pode ajudar. Com essa alternativa, os custos com vagas para carros no estacionamento e o auxílio com transportes públicos ou gasolina, são direcionados de forma consciente para opções que apresentam uma menor ameaça ao ecossistema.

Assim como os transportes alternativos, uma outra opção eco-friendly que reduz tanto os custos, quanto o desperdício, é o familiar aparelho para secar as mãos. Uma alternativa que extingue o papel – bem como os custos envolvendo a reposição do material e a limpeza frequente dos papéis toalha no ambiente -, e que também oferece uma maneira mais rápida e prática para executar a mesma função. Dentre as opções que consomem menos energia e garantem longa durabilidade está o ​Jet Towel​, da japonesa Mitsubishi Electric. Com a opção de locação, que permite a diluição do investimento e já garante o suporte e manutenção, o aparelho é uma boa solução para organizações que buscam dar o primeiro passo sustentável dentro da empresa.

Outro ponto que pode ser explorado ao considerar a sustentabilidade corporativa é a iluminação. Além das já conhecidas lâmpadas de LED, que consomem menos energia e têm a duração prolongada se comparadas às tradicionais lâmpadas incandescentes, ainda há a possibilidade de trabalhar com soluções para que até esse tipo de iluminação seja otimizada. Uma das formas de poupar esse recurso é

através da instalação de sensores em áreas de fluxo reduzido. Com o objetivo de manter a iluminação ativa somente quando há necessidade, os sensores são uma forma de garantir que ela será utilizada somente quando houver a presença de algum funcionário ou cliente da organização.

Com o mesmo intuito dos sensores de luz, as organizações e estabelecimentos que oferecem escadas rolantes para os visitantes, podem optar por versões “inteligentes” desses equipamentos, que possuem sensores que ativam ou desativam o aparelho, de acordo com a presença de passageiros. Assim, sua vida útil é prolongada, tendo em vista que o tempo em uso do aparelho é reduzido, diminuindo os gastos com manutenção e possíveis trocas de equipamento.

Além dessas alternativas, muitas outras medidas estão disponíveis para que as empresas equilibrem os fatores sustentabilidade e economia. Há infinitas possibilidades de poupar recursos — desde ações que demandam maior cuidado e responsabilidade, como selecionar somente fornecedores que sigam políticas sustentáveis; até alternativas tangíveis e de rápidos resultados, como a instalação de cisternas para coletar a água da chuva. Não importa qual atitude a empresa escolha para dar o primeiro passo ou para investir vigorosamente, o importante é manter a cultura corporativa alinhada a necessidade de poupar recursos e utilizá-los da melhor forma possível – para o bem da empresa e do meio ambiente.

Com a diminuição de desperdícios e a adoção de alternativas que poupam e otimizam recursos, não é apenas o meio ambiente que agradece, mas também as contas no final do mês!

Alugam Mitsubishi Electric
Infraero
Aliansce
Starbucks
fgv
Frango Assado
Sirio libanes
Bitnami