Como o avanço tecnológico propicia facilidades para as empresas

As inovações impactam diretamente a vida de todos. Em relação às empresas, não é diferente. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, companhias podem desfrutar de inúmeras facilidades que antes sequer eram imaginadas pelos gestores.

Há muitos anos, tecnologias vêm sendo criadas para auxiliar na execução das mais  diversas atividades. Já foram inventados a roda, os trens a vapor e os computadores. Hoje em dia, soluções inovadoras são lançadas a uma velocidade nunca antes vista.

Diariamente, existe o contato com gadgets que ajudam em inúmeras tarefas, banais ou complexas. Todos com um smartphone podem, por exemplo, baixar um aplicativo para controlar suas finanças pessoais ou até mesmo aprender um novo idioma.

Não seria diferente no ambiente corporativo, que exige adaptação constante. As empresas mais bem sucedidas são justamente aquelas que aproveitam os aparatos tecnológicos  disponíveis para reduzir custos e aumentar a produtividade, o que lhes garante uma vantagem competitiva.

Mas como os novos dispositivos funcionam e facilitam o dia a dia?

No meio empresarial, há programas que descomplicam processos,  elevadores inteligentes e até mesmo secadores de mão, que surgem como uma opção higiênica, prática e sustentável como o Jet Towel da Mitsubishi Electric.

O Jet Towel tem uma tecnologia única de design do fluxo de água aplicável em qualquer situação, com tempo de secagem que varia entre dez e doze segundos. Os gastos operacionais com energia e consumo de papel toalha são reduzidos drasticamente, o que garante o retorno do investimento.

Além disso, a vida útil do produto é longa, enquanto a necessidade de manutenção é baixa. Em média, o motor dura sete anos quando usado até mil vezes por dia, indicado para locais com grande fluxo de pessoas, como shoppings, restaurantes, cinemas e etc. 

Nos restaurantes, as filas diminuíram com os pedidos com totens, assim como os aeroportos com os self-check ins. Com tudo otimizado, é possível organizar-se melhor e aproveitar mais o tempo. 

Se antes as reuniões demoravam horas e horas, agora foram substituídas por videoconferências mais rápidas, que acontecem online. Os treinamentos presenciais também foram substituídos: o colaborador pode participar de um curso ou palestra online de onde estiver. 

Falando em reuniões: hoje existem sistemas inteligentes de agendamento de salas em grandes companhias. Esses softwares permitem visualizar quais estão ocupadas, por quem e por quanto tempo, programando-se para receber um cliente e utilizando aquele espaço da melhor maneira possível. Em alta, a Alexa, assistente pessoal da Amazon, anunciou que traz um feature para agendar reuniões — visando replicar o sucesso do gadget no ambiente de trabalho. 

Não é por menos que a grande maioria das multinacionais e organizações renomadas investem em produtos inovadores. Cada vez mais, empresários e empreendedores enxergam nas novas tecnologias a oportunidade de otimizar tarefas rotineiras, por maiores ou menores que elas sejam.

Sabendo disso, é importante manter o olhar voltado para a inovação e, por consequência, para o futuro, adaptando as empresas às modernidades que oferecem diversas soluções para o ambiente corporativo e para quem faz parte dele.

Alugam Mitsubishi Electric
Infraero
Aliansce
Starbucks
fgv
Frango Assado
Sirio libanes
Bitnami